imagem

Rio Grande, 20 de novembro de 2017

RAI

 

Robótica e Automação Inteligentes

 


 

O objetivo desta linha de pesquisa é o desenvolvimento de novas técnicas computacionais e algoritmos para análise, modelagem e controle de redes de sensores e atuadores, sejam estas constituintes de Sistemas de Automação, bem como agrupadas em Sistemas Robóticos.

De forma mais precisa, busca-se estudar a computação envolvida em projetos de engenharia capazes de permitir a construção de artefatos com capacidade de percepção, tomada de decisão e atuação distribuídas e autônomas, em ambientes reais, virtuais e /ou mistos.

Para tal, as linhas de Computação Flexível e Sistemas Digitais e Embarcados fornecerão subsídios teóricos para o tratamento dos diferentes  aspectos  de Engenharia de Computação associados a construção de Sistemas de Automação e Robótica Inteligentes presentes em Ambientes Reais e/ou Vituais, tais como: tratamento de incertezas, aprendizado, generalização, controle, protocolos de comunicação, planejamento e escalonamento, mapeamento e localização, realidade mista, sistemas tempo real, embarcados e distribuídos - e sua solução eficiente - serão abordados nesta linha de pesquisa.

Na linha de pesquisa de Automação e Robótica Inteligente, pretende-se pesquisar torias, modelos, métodos e técnicas em:

  • Sistemas Computacionais e Tecnologias para Percepção de Ambientes: 

Aquisição e Tratamento de Informação Sensorial, Modelos para representação e descrição de ambiente, Reconhecimento e Interpretação de Informações Sensoriais (mapeamento, localização, rastreio);

  • Sistemas Computacionais e Tecnologias para Controle e Atuação em Ambientes:

Sistemas de Controle, Navegação, Planejamento e Escalonamento

  • Arquiteturas para Rede de Sensores e Atuadores:

Arquiteturas para (multi) Robôs, Sistemas de Automação (barramentos, rfids, scadas). Sistemas de Manufatura. Sistemas Ubíquos.

  • Ambientes Mistos:

Realidade Virtual e Mista, Teleoperação, Simulação e Síntese de Ambientes, Mundos Duais (teleprença e tele-operação), Internet das Coisas. Reconstrução.

 



2010 - 2017 -- Desenvolvido pelo Centro de Ciências Computacionais - C3